A Parede de Pedra

subida juçanãEssa pirambeira é o trecho final de uma pedalada que faço umas tres vezes por semana, rumo ao topo de um morro em Botafogo, no Rio de Janeiro. É também a parte mais íngreme de toda a pedalada (que leva uns 20-30 minutos). Sempre que chego aqui dou uma parada, bebo um trago de água e penso: putz, o topo é bem alto, a rua é bem íngreme, será que consigo subir? Engato a marcha mais leve e vou à luta, claro, fazendo zig-zag com a bike, vencendo fileira após fileira de paralelepípedo. Neste processo, me forço a esquecer do resultado final, e foco meu olhar nas fileiras de paralelepípedos que venço a cada zig e a cada zag.

Em três minutos tô lá em cima. É uma grande e surpreendente felicidade. Sempre. Esta experiência me atenta a várias lições que, acho, se aplicam à vida como um todo. Aqui vão algumas:

1) É importante focar no seu próprio ritmo e capacidade ao invés daquilo que o mundo lhe impõe.

2) Começar é muito importante e mais difícil que progredir.

3) Progredir exige um método, aplicado com regularidade. Descobrir seu método é o principal. Aprenda a saborear cada avanço gradual.

4) Devemos monitorar nosso corpo e o progresso, seja para diminuir o ritmo, desistir, ajustar ou mudar a abordagem ou até trocar de atividade. A vida é sua. A responsabilidade de escutar a si mesmo é sua!

5) Grandes metas são atingidas de maneira humilde e gradativa, desde que haja regularidade. O resultado é surpreendente tanto pra quem o atingiu como para aqueles que o observaram atingir.

6) Às vezes atingimos grandes metas sem o apoio de ninguém. A solidão pode ser concomitante à superação de grandes barreiras.

7) O fim de uma rota árdua é geralmente bem mais árdua que a rota inteira. Esteja preparado, isso é um bom sinal.

8) Faz bem pra saúde passarmos por desafios, evitarmos confortos, mover-nos para atingir algo. A inatividade é parente da morte.

9) Sue. Respire. Descubra. Fique em contato com a natureza. Esvazie sua cabeça de cobranças e grandes metas.

10) Sinta prazer em atingir.

Posted in Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: