Me diz, por que que o céu é azul? Explica a grande fúria do mundo

Pais e Filhos. Belas interrogações do Renato Russo. Minha música preferida da Legião. Posso ser chato e abordá-las aqui?

ceu é azul

“Céu” é o que vemos quando olhamos pra cima. Achamos que ele é algo que está ali, mas o que vemos não é o espaço entre as estrelas: vemos raios do Sol desviados pela atmosfera! Em 1900 Lord Rayleigh mostrou que quando a luz branca atravessa o ar, tons de azul são dispersos pro lado. Essa é a luz azul que a gente vê quando olha pra cima.

sunset

Renato, porque que o *Sol* é azul, diria Rayleigh. E porque, no por-do-sol, vermelho? Ali a luz branca nos vem em linha reta, já bem subtraída do azul desviado pela atmosfera: daí a parte vermelha, que sobra, prepondera.

Em certos pores-do-sol, conseguimos ver tanto o vermelho ao horizonte quanto o azul mais ao alto, isto é, os dois fenômenos combinados.

Renato, porque que o azul é azul?

eye crop

O Sol é bem mais velho que nós, animais terrestres. Foram nossos olhos, com seus três tipos de cones, que evoluiram para distinguir as coisas primordiais que nos cercam: céu, terra, e erva. Essa adaptividade aconteceu graças ao astro que nos rege. Precisamos ver aquilo que devemos comer, e aquilo que pode nos comer. Opa, esbarramos no tema da violência, da fúria do mundo.

war

Renato levanta a pergunta sobre as raízes da guerra, fenômeno perene da humanidade. E dos chimpanzés também. E das formigas.

Causas e viabilizadores da guerra são complexos. Consigo pensar em fatores culturais, econômicos, freudianos e de caprichos por aventureiros do poder.

Li sobre a teoria do “youth bulge”: a disposição à guerra por uma população é atribuída a um excesso de homens jovens sem oportunidade de trabalho e/ou parceria sexual. Este excesso, por sua vez, ocorre 20-30 anos depois de um boom demográfico, onde a média de crianças por família chega a 4 ou mais. Um valor mais pacífico seria de 2.1 crianças por família. Então as causas da guerra estariam ligadas a um movimento pendular de boom-and-bust demográfico. Uma espécie de apoptose que regula população com recursos. Pela tristeza que isso causa, bem que poderíamos pensar em meios de controlar esta oscilação.

Esta situação de falta de recursos exacerba nossos instintos símeos de agressividade. Políticos cientes da oportunidade convidam à população a desafogar suas frustrações sobre si mesma (guerra civil) ou populações ou etnias vizinhas. Alegam perigo iminente e matam sumariamente os opositores. Na segunda guerra mundial, morreram 40 a 72 milhões de pessoas.

23012013020107renato_russoRenato, porque a fúria do mundo não é azul? Porque o ser humano é catártico? Porque culpamos nossos pais enquanto vivos e clamamos por eles de maneira totalitária já depois de mortos?

Os raios brancos da humanidade se dispersam em azul da paz e vermelho da guerra.

Somos gotas d’água e grãos de areia realmente. A estrela mais próxima da terra está a 4.2 anos luz da gente, ou 40 trilhões de quilômetros. Conseguimos, no Space Shuttle em velocidade máxima, chegar lá em 150 mil anos.

Não é surpreendente que apesar da nossa criação terrestre, temos capacidade de refinar teorias sobre as coisas que nos cercam e que estão a anos luz de nós?

About these ads
Posted in Uncategorized
One comment on “Me diz, por que que o céu é azul? Explica a grande fúria do mundo
  1. [...] Me diz, por que que o céu é azul? Explica a grande fúria do mundo. [...]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: